PS: As 19 Federações Distritais vão a votos hoje e sábado
As 19 Federações Distritais socialistas vão hoje e sábado a votos, mas só nos distritos do Porto, Coimbra, Aveiro e Guarda haverá disputa para a liderança das estruturas.
No Porto, a maior distrital socialista do país, as eleições decorrem hoje e sábado, serão disputadas pelo actual presidente da Federação, o deputado Renato Sampaio, o antigo parlamentar Pedro Baptista e Eduardo Saraiva, membro da concelhia socialista do Porto.
Em Coimbra, no sábado, a disputa irá travar-se entre o deputado Victor Baptista, o actual presidente da Federação do distrito, e o advogado Mário Ruivo.
Em Aveiro, serão três os candidatos a ir à urnas: o deputado e actual líder da estrutura, Afonso Candal, o antigo vereador da Câmara de Santa Maria da Feira Adriano Martins e o advogado João Pedroso.
Na Guarda, o actual presidente da Federação Distrital, Fernando Cabral não se recandidata.
Assim, as eleições de sexta-feira naquela distrital serão disputadas entre o presidente da Câmara de Seia, Eduardo Brito, e o líder da concelhia do PS de Celorico da Beira, José Albano Marques.
Em Lisboa, o presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, recandidata-se a mais um mandato à frente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), mais uma vez sem adversário.
Mais a Sul, no Alentejo, a Federação Distrital de Portalegre é a única da região que vai mudar de líder, com o ex-autarca Rui Simplício a suceder ao deputado Ceia da Silva, que não se recandidata ao cargo, que exerceu ininterruptamente nos últimos 14 anos.
A candidatura encabeçada por Rui Simplício à Federação Distrital de Portalegre é a única a apresentar-se a sufrágio.
Em Évora, o presidente da Câmara de Portel, Norberto Patinho, vai recandidatar-se a líder da Federação Distrital, sendo igualmente o único a ir a votos.
Em Beja, o deputado socialista Luís Pita Ameixa é também o único candidato, preparando-se, assim, para dar início ao terceiro mandato na presidência da Federação do Baixo Alentejo do PS.
A norte, o presidente da Federação do PS de Vila Real, Rui Santos, é o único candidato àquele órgão, situação que se repete em Viana do Castelo, com Rui Solheiro a ir mais uma vez às urnas, assim como em Braga, com Joaquim Barreto a voltar a se recandidatar à liderança da sua Federação.
O deputado Mota Andrade repete também a candidatura à Federação Distrital de Bragança.
Mais no Centro do país, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão apresentou também a recandidatura ao cargo de líder da distrital, tal como João Paulo Pedrosa em Leiria e o deputado José Junqueiro em Viseu.
O actual líder da distrital de Setúbal Vítor Ramalho também não tem oposição na sua recandidatura ao cargo, tal como o líder da Federação do Algarve, Miguel Freitas.
O governador civil de Santarém, Paulo Fonseca, é também o único canditado à presidência da Federação daquele distrito, tal como Rui Prudêncio para a Federação Distrital do Oeste.
Os congressos federativos do PS estão marcados para os dias 08 e 09 de Novembro.
VAM.
Lusa/Tudoben