PSP: Apreendidos 510 quilos de pólvora e 1152 munições nos distritos de Beja, Setúbal, Santarém e Vila Real
O Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da PSP apreendeu entre segunda e sexta feira 510 quilos de pólvora, 75 mil metros de rastilho e 1152 munições nos distritos de Beja, Santarém, Setúbal e Vila Real, anunciou hoje a Polícia.
Na operação policial de fiscalização e controlo de armas e explosivos, que teve como alvos estabelecimentos de fabrico, comércio e emprego de produtos explosivos e armeiros, foram apreendidas, além da pólvora, rastilho e das 1152 munições de armas de fogo, 36 munições de salva.
As Brigadas da Divisão de Investigação e Fiscalização do Departamento de Armas e Explosivos da PSP apreenderam ainda dois carregadores para pistolas, um sabre baioneta, duas reproduções de armas de fogo, 22 “sprays” de gás pimenta e um crachá policial.
Durante a operação, foi detido um cidadão do sexo masculino, em flagrante delito, por posse ilegal de arma e munições, que está sujeito a uma moldura penal de 2 a 5 anos de prisão.
De acordo com a informação da PSP, foram ainda apreendidos 18 documentos relacionados com vendas ilícitas de armas e outros 18 de contraordenação por desconformidades verificadas nos registos e averbamentos diários referentes ao movimento dos produtos.
A PSP também identificou dois cidadãos do sexo masculino por detenção ilegal de explosivos e outros dois cidadãos pela prática de várias infrações relacionadas com a lei das armas.
Na informação enviada à agência Lusa, a PSP diz que vai continuar a desenvolver ações de fiscalização em todo o território nacional através das Brigadas especializadas do DAE.
“É função primordial destas ações policiais, instruir os proprietários de armazéns e estabelecimentos dedicados à comercialização de produtos explosivos para a necessidade, cada vez mais premente, de cumprirem com as normas nacionais e internacionais para o comércio de material explosivo”, refere a nota divulgada à Lusa.
SB.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben