PSP: Operação ARCHIMEDES
Nota de Imprensa:
Durante todo o dia de 22 de setembro do presente ano a Polícia de Segurança Pública levou a cabo, a nível nacional, a Operação ARCHIMEDES.
Com esta operação e todo o esforço movido no empenho de meios humanos e materiais, pretendemos incidir num fenómeno criminal que representa já um volume de negócio considerável na economia paralela e no meio criminal: o furto e o roubo de metais não preciosos. Não só pelo ilícito que representam, mas por todos os “atores” envolvidos e no impacto transnacional que representam estes ilícitos.
É nossa convicção que, com este tipo de operações integradas e cobrindo todo o território nacional, causamos impacto negativo nestes circuitos
criminais, bem como:
– Interrompemos o fluxo de material furtado dos coletores para os recetadores; – identificamos e/ou detemos potenciais suspeitos e/ou
elementos relacionados; – causamos instabilidade às atividades delituosas e seus atores; – apreendemos material furtado.
Avançamos os seguintes resultados: cerca de 900 Polícias envolvidos em mais de 150 operações (60 das quais em sucateiras), cerca de 400 kg de metais não preciosos apreendidos (dos quais 306 são cobre), 179 indivíduos identificados, 12 detenções e também incidindo na fiscalização rodoviária na qual destacamos cerca de 300 infrações ao Código da Estrada, 71 viaturas fiscalizadas e 611 condutores submetidos ao teste de alcoolemia.