Reter talentos na Europa: Comissão lança nova plataforma e grupos de trabalho para enfrentar desafios demográficos em toda a União

Views: 481

Com a criação da Plataforma Aproveitar os Talentos, a Comissão está a intensificar os seus esforços para fazer face aos desafios demográficos com que a UE se depara, e apela às partes interessadas para que se associem a novos grupos de trabalho específicos.

Estas ações vão contribuir para encontrar respostas concretas a problemáticas como a redução da população ativa e o abandono de certas regiões pelos jovens. Num contexto de disparidades territoriais crescentes e de uma cada vez maior clivagem entre zonas rurais e urbanas, a população em idade ativa da UE perdeu 3,5 milhões de pessoas entre 2015 e 2020, prevendo-se que venha a perder mais 35 milhões de pessoas até 2050.

A plataforma será um ponto de referência para a resposta da UE a estes desafios demográficos. Em especial, através da Plataforma, a Comissão promoverá eventos e boas práticas, bem como o acesso a assistência técnica e aconselhamento para as regiões necessitadas, incluindo um serviço de assistência específico.

A Plataforma Aproveitar os Talentos assegurará que as regiões afetadas recebem as orientações e as informações de que necessitam para desenvolver e aplicar planos adaptados e abrangentes para formar, atrair e reter talentos.

A Comissão lança também um convite à manifestação de interesse para que as partes interessadas, sejam elas a nível da UE, nacional ou regional, participem em quatro grupos de trabalho dedicados à saúde, ao digital, à investigação e inovação e ao desenvolvimento territorial. Os interessados podem candidatar-se até 15 de setembro.

Os contributos recolhidos servirão para orientar as potenciais ações das regiões para combater a fuga de cérebros e tirar partido dos talentos.

Tanto a plataforma como a criação dos grupos de trabalho representam um seguimento concreto da comunicação de janeiro intitulada «Aproveitar os talentos nas regiões da Europa», em que a Comissão apresentou as causas e os efeitos das disparidades regionais decorrentes dos desafios demográficos e introduziu o Mecanismo para Estimular os Talentos, destinado a ajudar as regiões da UE afetadas pelo declínio acelerado da sua população em idade ativa a formar, reter e atrair as pessoas, as qualificações e as competências necessárias para fazer face ao impacto da transição demográfica. Trata-se de uma iniciativa importante no contexto do Ano Europeu das Competências.

 

Fonte: Comissão Europeia

 

Outras informações sobre a UE:

EUROPE DIRECT Alto Alentejo

Tel. 245 301509; E-mail: europedirect@ipportalegre.pt

Rede EUROPE DIRECT | Cofinanciado pela União Europeia