rimes: SEF detém oito pessoas no Alentejo e desmantela organização que se dedicava à exploração sexual de mulheres
Beja – O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve oito pessoas no Alentejo numa operação destinada a desmantelar uma alegada organização criminosa que se dedicava à exploração sexual de mulheres, a maioria estrangeiras e em situação irregular no país.
A operação, divulgada, que começou quarta-feira à noite e se prolongou pela madrugada de quinta-feira, decorreu em simultâneo nas zonas de Ferreira do Alentejo e Vila Nova de Milfontes, no distrito de Beja, na sequência de uma investigação criminal com cerca de seis meses.
Segundo o SEF, a operação visava o “cumprimento de 19 mandados judiciais” para detenção de suspeitos de crimes de “associação criminosa, auxílio à imigração ilegal e lenocínio”, entre outros.
Os mandados visavam também a realização de buscas a estabelecimentos nocturnos e aos domicílios dos suspeitos e outras diligências de prova.
Além da detenção dos oito suspeitos, o SEF recolheu “vários elementos de prova material, com destaque para prova testemunhal e documental” e apreendeu “jóias, dinheiro e inúmeros comprovativos de avultados movimentos bancários” efectuados em contas das quais os suspeitos são titulares.
Os detidos foram presentes quinta-feira ao Tribunal Judicial de Ferreira do Alentejo, onde foram interrogados, tendo um deles ficado em prisão preventiva.
A outro dos arguidos, uma mulher, o Tribunal aplicou uma caução de 20.000 euros e a proibição de sair do país.
Os restantes arguidos ficaram obrigados a apresentar-se periodicamente às autoridades policiais da zona de residência, para além da prestação de termo de identidade residência.
A operação contou com a participação de 40 elementos do SEF, que contaram com o apoio de uma brigada da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
LL.
Lusa/Fim