Santiago do Cacém: Desfile de carros antigos recria chegada do primeiro automóvel a Portugal
Santiago do Cacém, Setúbal, 23 Out (Lusa) – Um passeio onde são esperados cerca de 50 automóveis antigos vai evocar sábado a vinda para Santiago do Cacém, no Litoral Alentejano, do primeiro automóvel de Portugal, há mais de um século, pelas mãos do Conde de Avillez.
A “XV Viagem Histórica a Santiago do Cacém”, que recria a chegada do primeiro automóvel a Portugal, em Outubro de 1895, arranca sábado com entrada no município pela Cascalheira, pelas 15:30, com destino à sede de concelho, onde as viaturas vão desfilar por várias artérias da cidade.
O momento da chegada a Santiago do Cacém do modelo francês “Panhard et Levassor” foi lembrado, pela primeira vez, em 1995, um século depois da entrada em Portugal do primeiro automóvel.
O passeio de automóveis antigos constitui uma recriação histórica que se repete de ano para ano, numa iniciativa, que vai já da 15.ª edição, do Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, apoiada pela autarquia local.
Com o percurso previsto passar em vários pontos do concelho, os automóveis antigos “vão exibir o seu charme e requinte junto das populações” locais.
Os veículos, que chegam a Santiago do Cacém, às 16:00 de sábado, seguem depois para São Bartolomeu da Serra e para a Abela, localidade onde ficarão parqueados cerca de uma hora, em exposição.
A partida para mais um percurso, em direcção a Vila Nova de Santo André, onde a caravana de automóveis antigos vai fazer um novo desfile, pelas principais artérias da cidade, está agendada para as 17:40.
A despedida do concelho, que recebeu o primeiro automóvel de Portugal, importado de Paris, é feita no domingo, pelas 10:00, em direcção a Grândola, passando ainda antes pelas localidades de Brescos e Cascalheira.
AYN.
Lusa/Fim