Santiago do Cacém: Valouro investe 70 ME em matadouro de aves mais moderno da Península

Views: 3485

O Grupo Valouro inaugura esta quarta-feira um matadouro de aves com “a mais moderna tecnologia da Península Ibérica”, num investimento de 70 milhões de euros, em Alvalade do Sado (Santiago do Cacém), onde já possui um aviário.

    Implantada na freguesia alentejana há 11 anos, numa herdade com 1.440 hectares, a Valouro (Avibom) apostou agora num matadouro de aves, que permite completar a fileira da carne de frango, prevendo a produção de milho, o fabrico de rações e a criação de frangos.

    A inauguração da unidade, na Herdade da Daroeira, será presidida pelo ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, que visita o local ao fim da manhã desta quarta-feira.
 O novo investimento permite a criação de 160 novos postos de trabalho, 100 dos quais na primeira fase, constituindo a unidade com “a mais moderna tecnologia de Portugal e Espanha”.

    “Não há sequer nenhum sistema de abate na Europa a funcionar como este”, destacou fonte da empresa, explicando que todas as aves serão “anestesiadas antes de abatidas”.

    A qualidade das carcaças dos animais será também superior, dado que estas passarão por uma câmara de gás.

    O matadouro possui ainda uma central de tratamentos dos sub-produtos (pernas, patas e vísceras), destinados à exportação, além de uma unidade de compostagem do estrume resultante das camas das aves, adiantou a mesma fonte.

    Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, considera tratar-se de “um novo e muito importante investimento privado numa zona interior do concelho”, que permitirá que passe a haver “um circuito integrado, desde a criação das aves até ao seu abate para consumo”.

    O edifício de abate de aves integra um alpendre para viaturas de transporte de aves vivas, uma zona de sub-produtos e um posto de controlo.

    O actual aviário instalado em Alvalade do Sado possui oito núcleos avícolas, somando uma população permanente de 2,8 milhões de animais.

    Com mais de quatro mil colaboradores em Portugal e no estrangeiro divididos por 40 empresas, a Valouro é uma das maiores empresas avícolas da Europa detidas por uma só família.

   

    RE.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0