Segurança: GNR deteve domingo 112 pessoas, maioria por condução sob efeito de álcool
A GNR anunciou hoje a detenção de 112 pessoas, a maioria por condução sob efeito de álcool, no âmbito de um conjunto de operações de combate à criminalidade realizado no domingo nos distritos de Braga, Portalegre e Setúbal.
Segundo a força de segurança, 82 pessoas foram detidas por condução sob efeito de droga, 18 por condução sem habilitação legal, oito por furto de viaturas, duas por crime de caça, uma por tráfico de estupefacientes e outra por posse ilegal de arma.
No domingo, a Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu também duas armas brancas (uma faca de borboleta e um bastão), quatro armas de fogo (caçadeiras calibre 12), 242 doses individuais de haxixe, dois veículos e diversos produtos de caça ilegal.
Em comunicado, a GNR afirma que no domingo realizou um conjunto de operações com o objectivo da “prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização de estabelecimentos comerciais e a fiscalização rodoviária” nomeadamente nos distritos de Braga, Portalegre e Setúbal.
No âmbito da fiscalização rodoviária, a GNR fiscalizou 3852 condutores e submeteu ao teste de álcool 2056 automobilistas, dos quais 153 apresentaram taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei (entre 0,50 e 1,19 gramas/litro).
Dos 20 condutores que realizaram o teste de detecção de substâncias psicotrópicas, um acusou positivo, refere a GNR, que controlou igualmente 13 131 automobilistas, dos quais 315 circulavam em excesso de velocidade.
Os militares da GNR elaboraram ainda 110 autos de notícia para tribunal e 752 autos de contra-ordenação.
CMP.
Lusa/Fim