Sines: Mostra fotográfica assinala Dia em Memória das Vítimas do Holocausto
Alertar para “a maior tragédia do século XX” e não deixar que “as pessoas esqueçam” é a intenção da Biblioteca Municipal de Sines ao apresentar uma mostra fotográfica sobre o Holocausto, a partir de segunda-feira.
A mostra fotográfica, que reúne as exposições «Holocausto» e «To Be a Witness», pretende assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se celebra a 27 de Janeiro.
A data corresponde à libertação do “tristemente célebre campo de extermínio nazi Auschwitz-Birkenau”, explicou à Agência Lusa o responsável da Biblioteca, Gaspar Matos.
As fotografias, do acervo de Yad Vashem – a Autoridade de Israel para a Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto -, cedidas pela Associação de Professores de História, segundo o mesmo responsável, fogem “ao estereótipo” do que “normalmente se encontra sobre o Holocausto”.
“A libertação de Dachau (campo de concentração na Alemanha), pelo exército norte-americano, emigrantes fugidos da Segunda Guerra Mundial e também alguns prisioneiros de guerra a chegar a Israel” são algumas das imagens disponíveis na mostra, patente entre 25 de Janeiro e 11 de Fevereiro.
Gaspar Matos afirma que o objectivo da biblioteca é, principalmente junto da comunidade estudantil, “alertar para aquilo que foi a maior tragédia do século XX e uma das maiores da humanidade”.
“Eu aconselho as pessoas, no que diz respeito ao Holocausto, a não esquecerem estas datas”, acrescentou, explicando que juntamente com a exposição, a Associação de Professores de História enviou um livro intitulado “Contai aos vossos filhos”.
“E acho que é precisamente o objectivo desta exposição, é que as pessoas não se esqueçam daquilo que aconteceu há tão pouco tempo, há cerca de 60 anos aproximadamente”, frisou.
A mostra fotográfica vai estar na Biblioteca Municipal de Sines, no Centro de Artes, entre 25 de Janeiro e 11 de Fevereiro.
AYN.
Lusa/Tudoben