Sousel/Habitação: Governo vai continuar a transferir para municípios gestão de bairros sociais – Secretária de Estado

Views: 3793

souselSousel, Portalegre, 25 fev (Lusa) – A secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, anunciou hoje que o Governo vai continuar a transferir para as câmaras municipais a gestão de bairros sociais construídos pelo Estado.

“É uma política a desenvolver nos próximos tempos, gradualmente, porque temos de fazer a passagem com critérios, com regras e com sustentabilidade”, afirmou Fernanda do Carmo à agência Lusa.

“Nós, o que queremos, no fim de todo este processo, é que a qualidade de vida das populações seja a melhor possível”, sublinhou.

De acordo com o Governo, o objetivo da medida passa por transferir do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para as autarquias o processo de gestão direta dos bairros sociais, “promovendo uma política de proximidade”.

Para desenvolver a estratégia, o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território transferiu hoje para a Câmara de Sousel (Portalegre) 32 fogos de habitação social existentes num bairro desta vila alentejana.

Dos 76 fogos de habitação social existentes no Bairro Francisco Sá Carneiro, em Sousel, 32 encontravam-se em regime de arrendamento social.

Durante a cerimónia, Fernanda do Carmo aproveitou para “saudar” a Câmara de Sousel pela iniciativa de tomar a “responsabilidade” de assegurar a gestão social e patrimonial daquele bairro.

A governante frisou ainda o “empenhamento” do IHRU em todo o processo de transição.

Em declarações aos jornalistas, após a assinatura do protocolo, o presidente da Câmara de Sousel, Armando Varela, explicou que o Bairro Francisco Sá Carneiro, construído há várias décadas, necessita de obras e que a autarquia assumirá o investimento.

“O bairro precisa de uma reabilitação urbana e nós aqui estamos para poder promover essas obras a curto prazo”, disse.

“Estamos a elaborar um plano de intervenção na área dos arruamentos e nos exteriores do bairro e vamos candidatar o projeto a vários programas para ver se conseguimos ainda arrancar com a reabilitação daquele espaço este ano”, concluiu.

HYT.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0