Teatro: Bienal com 20 espectáculos para crianças e jovens começa hoje em Beja

Views: 5648

beja_notBeja, 26 Nov (Lusa) – Vinte espectáculos de teatro, fantoches, marionetas, dança e música de 11 companhias portuguesas e estrangeiras vão animar bebés, crianças e jovens em Beja, durante a Bienal Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (BITIJ), que começa hoje.

Até 02 de Dezembro, companhias de Portugal, Brasil, Espanha e Croácia vão transformar o Teatro Municipal Pax Julia de Beja e a Casa do Povo da aldeia de Cabeça Gorda em “palcos do mundo”.

Trata-se da “única bienal do género a Sul do Tejo” que pretende “oferecer novas culturas e novas formas de fazer teatro às crianças e aos jovens do concelho de Beja”, explicou à agência Lusa Rogério Fialho, do Grupo de Teatro Jodicus (Cabeça Gorda, Beja), organizador da BITIJ.

A BITIJ assume uma “maior relevância” ao ser organizada por um grupo de teatro amador de uma freguesia rural, que “insiste em apostar num tipo de teatro pouco explorado no Alentejo”, frisou.

“Foi complicado montar a sétima edição da BITIJ”, que oferece menos seis espectáculos que a anterior devido às “dificuldades financeiras”, desabafou Rogério Fialho, lamentando a falta de apoios do Estado, através do Ministério da Cultura, que “só apoia grupos profissionais”.

O espectáculo de marionetas “A bruxa que não sabia voar”, pelo Jodicus, marca hoje o “pontapé de saída” do festival, às 10:30, na sala estúdio do Pax Julia.

Como novidade este ano, a BITIJ oferece, pela primeira vez, sábado, em quatro sessões, na sala estúdio do Pax Julia, um espectáculo para bebés dos zero aos quatro anos, desde que acompanhados por um adulto.

Trata-se de “Googuées – Dança e música para bebés”, um espectáculo da companhia Passos e Compassos.

Entre os espectáculos de teatro com “selo nacional”, vão ser apresentadas produções de três companhias do distrito de Beja, como “Papões”, da BAAL 17, “As histórias da minha avó”, do Grupo Teatro Animação Moura Encantada, de Moura, e “A história é uma estória”, do Teatro Experimental de Pias.

“Amores e humores da bonecada”, do projecto Trulé, “A inauguração”, da dupla Oli and Mary, e “Vagabundo do mar”, do Teatro ao Largo, são os outros espectáculos de companhias portuguesas.

“Pupius ese hombre”, dos espanhóis Tras el Trapo, “O rei que comia livros”, dos brasileiros Pandora Teatro, e “Puppets”, do croata Goran Dujmic, são os espectáculos dos grupos e artistas estrangeiros participantes.

LL.

Lusa/Fim

Comments: 0