Teatro: Promotores do Festival de Teatro de Portalegre lamentam redução de verbas

Views: 734

brazao_portalegre_notPortalegre, 17 Nov (Lusa) – O director da companhia de Teatro de Portalegre, José Mascarenhas, lamentou hoje a verba atribuída pelo Ministério da Cultura à 18ª edição do Festival Internacional de Teatro, que decorre naquela cidade alentejana até segunda-feira.

“O Ministério da Cultura cortou nos apoios, mas nós realizamos este festival graças à solidariedade prestada pelas companhias de teatro que participam no evento”, afirmou o director do teatro “d´O Semeador”, em declarações à agência Lusa.

“Para esta edição, nós temos apenas uma verba de 15 mil euros”, sublinhou.

José Mascarenhas alertou ainda para o facto de o orçamento ser “realmente muito apertado” e que as contas com os gastos efectuados estão a ser feitas ao “milímetro”.

De acordo com o responsável, na presente edição do certame, que teve início segunda-feira, participam oito companhias de teatro de Portugal e Espanha.

“Nós não trazemos este ano companhias de teatro de outros países (excepto Espanha), com outro tipo de línguas, porque não há público para assistir a essas peças”, declarou.

A escassez de verbas leva ainda a companhia de Teatro de Portalegre “d´O Semeador” a “adiar” o lançamento do livro dos 30 anos de existência da companhia, iniciativa que estava também agendada para a presente edição do festival.

“Esperamos por outra oportunidade do ponto de vista financeiro. Agora só espero que não demore tanto tempo a sair o livro como o do Teatro da Cornucópia que saiu cinco ou seis anos depois de eles fazerem 30 anos”, ironizou.

A companhia de Teatro de Portalegre, em parceria com a Poetizando, vai ainda prestar homenagem na presente edição do festival ao actor e encenador Rui Ferreira, recentemente falecido.

Durante os próximos dias, o público poderá assistir a um conjunto de peças teatrais, tais como “Circunferências” – Trigo Limpo Teatro Acert, “Caravan Cabaret” – Baal 17 e Al Mashrah Teatro ou “O Contrabaixo” – Visões Úteis,

As peças “O Coleccionador” – A Bruxa Teatro, “Hotel da Província” – Teatro das Beiras, “Ptolomeu e a sua viagem de circum-navegação” – Art`Imagem e “Canção do Vale” – Teatro de Aloés são outras das obras em exibição.

Todas estas encenações vão estar em exibição no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP) e no Convento de Santa Clara.

HYT.

Lusa/Fim

Comments: 0