Técnica de Modelação e Pintura dos Bonecos de Estremoz Ensinada na Covilhã
No seguimento da Exposição “Figurado de Estremoz”, composta por figuras tradicionais, imagens religiosas e presépios, da autoria do barrista Jorge da Conceição, e organizada pelo Museu de Arte Sacra da Covilhã, o Município de Estremoz foi convidado a desenvolver, no Museu em questão, duas sessões da atividade “História modelação e pintura de um Boneco ao modo de Estremoz”.
Realizou-se uma sessão destinada a crianças e uma outra a adultos.
Para ambos os grupos foi feita uma apresentação da história dos Bonecos de Estremoz, explicando e aplicando a técnica de modelação, seguido de uma visita à exposição do Barrista Jorge da Conceição.
Na sessão para crianças participaram cerca de 20 alunos, que aprenderam como se modela um Apito. Quanto ao grupo de adultos, participaram 15 pessoas, e foi modelada uma Nossa Senhora da Conceição.
No próximo dia 3 maio será realizada a segunda sessão desta atividade, onde ambos os grupos irão pintar as suas peças, segundo a técnica que lhes será ensinada.
Esta atividade faz parte das ações previstas como apoio ao programa de valorização de salvaguarda do Boneco de Estremoz, inserida na candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
CME