Turismo: José Roquette confiante que Parque Alqueva vai ser “uma história de sucesso”
Reguengos de Monsaraz – O empresário José Roquette, promotor do Parque Alqueva, megaprojecto turístico em construção nas margens da albufeira alentejana, em Reguengos de Monsaraz, mostrou-se confiante de que o investimento vai representar “uma história de sucesso”.
“Eu acredito que o Parque Alqueva vai ser uma história de sucesso”, afirmou José Roquette, em declarações à agência Lusa.
O empresário, que lidera a Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), promotora do Parque Alqueva, falava durante uma visita à Herdade do Roncão d’El Rei, onde já decorrem as obras da primeira fase do projecto turístico.
Esta primeira fase, que deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2012, vai ser constituída por um hotel, com 250 camas, por um Wine Club e por um campo de golfe.
Este local “era o ponto central de caça dos reis de Portugal que tinham por esta zona uma enorme consideração”, disse José Roquette.
O empresário explicou que o campo de golfe “vai ser a base estrutural” do empreendimento, por considerar que “vai ser, indiscutivelmente, um dos melhores de Portugal e, provavelmente, um dos melhores da Europa”, junto ao maior lago artificial da Europa.
“É uma mais-valia que, se tivermos a preocupação de manter a sustentabilidade e o nível de qualidade a que nos propomos, vai ser um activo importante no turismo em Portugal”, considerou.
Segundo José Roquette, o Parque Alqueva é um projecto turístico que se destina aos mercados externos para “preencher um lacuna que é a procura pelo espaço ambientalmente puro e ecologicamente bem tratado”.
“Eu penso que é essa a tendência e o futuro”, acrescentou.
José Roquette mostrou-se ainda disponível em avançar com o projecto “mais rapidamente, se as condições e os mercados permitirem e se a conjuntura, que hoje em dia não é propriamente positiva, se alterar”.
Após uma vista ao local das obras, foi assinado o contrato de investimento para o projecto entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), liderada por José Roquette.
O contrato foi assinado nos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz, na presença do ministro da Economia, Vieira da Silva, e do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
Reconhecido como projecto de Potencial Interesse Nacional (PIN), o complexo turístico integrado no Parque Alqueva será constituído por três herdades situadas entre Reguengos de Monsaraz e a albufeira de Alqueva, representando, na primeira fase do projecto, um investimento total na ordem dos 50 milhões de euros.
O Parque Alqueva vai ser construído ao longo das próximas décadas numa área de 2.074 hectares, no concelho de Reguengos de Monsaraz, pela Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), liderada por José Roquette.
O Parque Alqueva, um investimento de cerca de mil milhões de euros, é o primeiro dos três empreendimentos turísticos projectados para o concelho de Reguengos de Monsaraz a iniciar as obras.
A Herdade do Barrocal, a cargo do grupo Aquapura Alentejo, com custos estimados em 140 milhões de euros, e o Vila Lago Monsaraz – Golf & Nautic Resort, da Aprigius – Companhia de Investimentos Comerciais, que prevê um investimento de 170 milhões de euros, já estão licenciados para avançarem com as obras.
SYM.
Lusa/Fim