UAb lidera projeto Europeu para alunos do Ensino Superior portadores de deficiências visuais e/ou auditivas

Views: 551
Reguengos de Monsaraz
Reguengos de Monsaraz

Decorre na Universidade Aberta (UAb), nos dias 16 e 17.10.2014, a 1.ª reunião do projeto ERASMUS+ Parcerias Estratégicas, intitulado “Innovation and Social Learning for Higher Education Institutions (ISOLearn for HEI)”. Proposto e coordenado pela UAb, o projeto vai realizar um levantamento a nível europeu das necessidades e problemas encontrados pelas pessoas com deficiências visuais e/ou auditivas no acesso e na frequência do Ensino Superior.

Para além da coordenação da UAb, através do Prof. Doutor José Porfírio, docente do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, o projeto conta, em Portugal, com parceiros como a ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal; a APS – Associação Portuguesa de Surdos; e a FCG – Fundação Calouste Gulbenkian. A nível Internacional, tem como parceiros a Associação Effebi – Associação italiana de Bancos e Instituições Financeiras, a Uninettuno – Universidade Telemática Internacional de Itália; a Universidade de Liubliana (Eslovénia) e a Folkuniversitetet Uppsala (Suécia).

Através do ISOLearn for HEI, pretende-se definir padrões de qualidade e propor um rótulo europeu de qualidade para os cursos do ensino superior das instituições europeias que demonstrem possuir condições adequadas para o acesso e a frequência das pessoas com deficiências visuais e/ou auditivas.

O projeto da UAb ficou em segundo lugar entre os cerca de 50 projetos apresentados por instituições portuguesas dentro deste tipo de projetos ERASMUS+, sendo um dos três únicos aprovados em Portugal neste programa.

Comments: 0