Autárquicas/PS: Socialistas vencem em número de votos e em mandatos mas perdem ANMP para o P
O PS venceu as eleições autárquicas de domingo em votos, triunfou em número de mandatos, mas voltou a perder em número de câmaras face ao PSD, deixando fugir a presidência da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP).
Para além dos números totais, os socialistas venceram a Câmara da capital com maioria absoluta, conquistaram o “bastião laranja” de Leiria e tiraram à CDU a capital do Baixo Alentejo, Beja.
Nesta noite eleitoral autárquica, em que o secretário-geral do PS, José Sócrates, reivindicou para o seu partido “um resultado muito bom” e “acima das expectativas eleitorais” no início da campanha, a nota negativa para os socialistas foi a perda da autarquia de Faro, que caiu para o PSD.
Em comparação com as autárquicas de 2005, o PS aumentou de 110 para 132 o número de câmaras conquistadas, mesmo assim um valor insuficiente para recuperar ao PSD a presidência da ANMP, perdida nas eleições locais de 2001.
Nas eleições autárquicas de domingo, o PS voltou a ser o partido mais votado no total nacional e até aumentou o seu “score” face há quatro anos, passando de 1,9 milhões de eleitores para mais de dois milhões.
Outro dado que serviu a Sócrates para elogiar os resultados do seu partido foi o triunfo em número de mandatos, 898 contra 824 em 2005.
Neste ponto, o secretário-geral do PS salientou que os socialistas bateram em número de mandatos o PSD, mesmo somando os mandatos obtidos pelos sociais-democratas em listas próprias com os mandatos deste partido em coligação com o CDS.
PMF.
Lusa/fim