Vila Viçosa: Espectáculo cultural de homenagem a Florbela Espanca na sua terra natal

Views: 1314

vila_vicosa_notVila Viçosa, Évora – A poetisa Florbela Espanca vai ser homenageada terça-feira em Vila Viçosa, sua terra natal, com um espectáculo cultural, que inclui declamação de poesia, canto, dança e música, disse à agência Lusa fonte do município local.

O espectáculo, que assinala o dia do nascimento da poetisa, promovido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, decorre no Cine-Teatro Florbela Espanca, às 21:00.

Participam no serão cultural o actor e declamador Vítor de Sousa, a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, o coro do Clube Millennium bcp e o grupo de música RustYheads-onplugged, de Vila Viçosa.

O serão cultural inclui declamação de poesia da autoria de Florbela Espanca a cargo do actor Vítor de Sousa, o espectáculo “Tu em Mim – a paixão para além da realidade”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, e o tributo a Florbela Espanca pelo grupo de Vila Viçosa.

Autora do Livro de Mágoas, Livro de Soror Saudade, Charneca em Flor e Juvenília, Florbela Espanca, considerada uma das mais brilhantes poetisas de língua portuguesa de todos os tempos nasceu em Vila Viçosa a 08 de Dezembro de 1894.

A poetisa faleceu em Matosinhos na noite de 07 para 08 de Dezembro de 1930, com 36 anos, tendo sido sepultada naquela localidade nortenha.

Actualmente, os seus restos mortais repousam no cemitério de Vila Viçosa.

Também terça-feira decorrem em Vila Viçosa as festividades religiosas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.

Por outro lado, segundo fonte do Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, no âmbito da temporada de concertos de música clássica na capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, decorre sexta-feira, às 21:00, um recital de piano, por Margarida Prates.

No concerto, o último desta temporada, promovido pelo Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, com entrada livre, Margarida Prates interpretará obras de Wolfang Amadeus Mozart, Franz Schubert, Carl Maria von Weber e Joahnnes Brahms.

O concerto decorre na capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, sendo utilizado para o efeito o piano John Brinsmead & Sons, oferta de casamento da comunidade britânica residente em Lisboa aos príncipes D. Amélia e D. Carlos, em 1886.

Também em Vila Viçosa, está patente ao público na Igreja da Santa Cruz (Museu de Arte Sacra), uma exposição de pintura Naif, denominada “Viagens…”, com obras de António Ramos Santos, natural de Vila Viçosa.

A mostra, que inclui 50 trabalhos, é promovida pela Confraria da Santíssima Trindade, de Vila Viçosa.

TCA.

Lusa/Fim

Comments: 0