Vila Viçosa: Município recebe nove toneladas de material ortopédico proveniente da Suécia
O município alentejano de Vila Viçosa recebeu cerca de nove toneladas de material ortopédico e hospitalar proveniente da Suécia, que vai facilitar a vida a pessoas carenciadas, acamadas ou dependentes, disse hoje fonte da autarquia.
A mesma fonte adiantou à Agência Lusa que a iniciativa permite que os acamados ou dependentes, entre a população mais carenciada, tenham aceso a estes equipamentos que facilitam o seu dia a dia.
Segundo a autarquia, o material foi recolhido pela Fundação AGAPE, uma organização não governamental sueca, sem fins lucrativos, junto de diversas instituições de saúde escandinavas.
O município de Vila Viçosa realçou que a iniciativa foi promovida por Carlos Quaresma, um emigrante português na Suécia.
Andarilhos, bengalas, canadianas, cadeiras de rodas e material auxiliar de casa de banho, entre outros equipamentos em bom estado de conservação pertencem agora à Câmara Municipal de Vila Viçosa.
Depois de feito o levantamento de todos os materiais entregues, a autarquia calipolense vai encarregar-se de os distribuir de acordo com as necessidades das diversas instituições de solidariedade social locais.
Além disso, o município pretende também implementar um sistema que permitirá a cedência dos diversos materiais disponíveis aos munícipes do concelho que necessitarem.
Para receber esta remessa o município de Vila Viçosa assegurou o pagamento de 13 mil euros, referentes ao transporte e taxas alfandegárias no percurso entre a Suécia e Portugal.
Esta iniciativa, a que o município de Vila Viçosa aderiu, representa, de acordo com a autarquia, “um sinal de esperança para os seniores e para todos aqueles que, por questões de saúde, atravessam diariamente um caminho de grandes dificuldades”.
A AGAPE recolhe, junto dos hospitais escandinavos, material ortopédico adequado para a utilização por pessoas acamadas ou dependentes, fazendo depois a sua distribuição em países de África e da Europa.
TCA.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben