Vinhos: Cerca de 30 adegas do Alentejo e da Extremadura espanhola disputam concurso em Badajoz
Cerca de trinta adegas do Alentejo e da Extremadura espanhola, com uma centena de vinhos, vão disputar sábado os prémios Arabel de Honra, em Don Benito, perto de Badajoz (Espanha), foi hoje divulgado.
Trata-se do sétimo Encontro de Vinhos do Alentejo e Extremadura, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE), em parceria com a Junta da Extremadura e o Fomento de Mercados de Extremadura.
O encontro, organizado alternadamente no Alentejo e na vizinha região da Extremadura espanhola, é destinado a produtores e adegas das duas regiões ibéricas.
Os concorrentes poderão apresentar vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) ou Regionais, sendo que a prova engloba três classes para tintos, duas para brancos e uma para rosés.
As amostras serão submetidas a uma prova cega, a partir de hoje, pelas enólogas portuguesa Susana Protásio e a espanhola Cristina Alcalá.
Os três vinhos mais destacados em cada uma das seis classes serão seleccionados, sendo que os dois primeiros recebem, respectivamente, o Arabel de Ouro e de Prata, enquanto o terceiro é distinguido com uma Menção Honrosa.
O prémio Arabel, que resulta da conjugação das designações das castas dominantes no Alentejo (Aragonês) e na Extremadura espanhola (Cencibel), pretende premiar o engenho, o labor e a criatividade dos viticultores das duas regiões.
SYM.
Lusa/Tudoben