Vinhos: Cooperativa de Reguengos de Monsaraz lança novo portal com loja on-line

Views: 7637

A Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz (CARMIM), a maior produtora de vinhos do Alentejo, lançou hoje o seu novo portal, tornando-se numa das primeiras empresas vinícolas em Portugal com loja on-line dos seus produtos.

    “O portal é a cara da empresa e queremos demonstrar ao mundo inteiro o que somos, mas também queremos que seja um espaço de interacção com o consumidor e que as pessoas possam aprender mais sobre vinhos”, disse à agência Lusa o director-geral da CARMIM, José Canita.

    Segundo o responsável, o novo portal, que pode ser consultado em www.carmim.eu e que substitui o anterior site da empresa, é “um projecto da maior importância e com algumas vertentes inovadoras”.

    A loja on-line dos produtos da CARMIM, entre vinhos e azeites, é uma das novidades, assumindo-se como uma resposta da empresa às “várias solicitações dos consumidores”, que revelavam “alguma dificuldades em encontrar determinadas marcas no mercado”.

    “A loja on-line não vai ter todas as nossas marcas, mas sim aquelas que são mais difíceis de encontrar. A ideia é que, futuramente, a loja seja o mais dinamizada possível, com uma oferta sempre dirigida ao consumidor”, disse.

    Para já, estão disponíveis vários vinhos (como o Garrafeira dos Sócios Tinto de 2001, o Terras d’el Rei Tinto Colheita de 1999, o Bom Juiz Reserva Tinto de 2005, Régia Colheita Branco de 2006), o azeite Terras d’el Rei, uma aguardente bagaceira e um vinho abafado.

    Nesta primeira fase, a loja on-line está apenas disponível para Portugal continental, pretendendo a CARMIM que as entregas demorem, “no máximo, três dias”, mas o objectivo é que, uma vez testada, seja alagada a todo o mundo.

    “Quisemos testar a loja primeiro, principalmente para ver se as entregas funcionam, e, a partir da análise desse trabalho, vamos ver qual o ‘timing’ para a disponibilizar para o resto do mundo”, explicou José Canita.

    Quem “navegar” pelo portal da CARMIM também vai poder aprender mais sobre vinhos, através da secção “Bons Momentos”, que inclui “dicas” sobre como os provar e servir, glossário com termos técnicos e gerais do sector ou respostas às perguntas mais frequentes.

    “É como se fosse uma ‘aula’ on-line, em que as pessoas podem adquirir mais conhecimentos sobre os vinhos, para que, cada vez mais, os sabiam escolher e consumir”, afiançou o director-geral, realçando ainda a área de “chat”, em que os cibernautas poderão contactar uma assistente da empresa para resolver dúvidas.

    Por outro lado, o portal da CARMIM, por enquanto disponível em português e inglês (mas poderá ter mais línguas a curto prazo), de acordo com José Canita, foi elaborado numa “óptica de inclusão”, para que seja acessível “a todas as pessoas”.

    “O portal, em termos de estrutura, está feito com um facilidade incrível de uso e de acesso. Qualquer pessoa, com ou sem deficiência, pode aceder, sem que encontre barreiras”, frisou.

    A CARMIM é a maior adega cooperativa do país e a 23/a maior cooperativa nacional, sendo responsável, desde 1971, pela produção e comercialização de diversos vinhos regionais alentejanos e DOC’s Alentejo.

    Com mil associados, que a tornam na principal empresa vinícola da região, a CARMIM apostou, no ano passado, numa estratégia de internacionalização, tendo o seu volume de vendas crescido 60 por cento, comparativamente a 2006.

    Apesar de José Canita reconhecer que o objectivo, este ano, “não é tão ambicioso”, também devido à “crise internacional”, a empresa pretende fechar 2008 “com um crescimento ligeiro ou, pelo menos, com o mesmo volume de negócios de 2007”.

   

    RRL.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0