Vinhos: Feira de Borba abre sábado com inauguração de pavilhão num investimento de 3,1 ME
Borba, Évora, 02 Nov (Lusa) – A Festa da Vinha e do Vinho começa sábado em Borba (Évora) com a inauguração de um pavilhão de feiras, que acolhe o certame, num investimento de 3,1 milhões de euros, revelou hoje o presidente do município.
Em declarações à agência Lusa, Ângelo de Sá adiantou que o novo pavilhão de feiras e eventos permite “garantir o desenvolvimento do certame dedicado ao vinho e à vinha, que recebe todos os anos milhares de visitantes”.
Ângelo de Sá realçou que o novo pavilhão vai possibilitar a realização de outros eventos na nova cidade alentejana, nomeadamente feiras temáticas de base económica, e iniciativas de carácter cultural, social e desportivo.
O autarca indicou ainda que a obra da nova infra-estrutura, com uma área total de 3.400 metros quadrados, foi comparticipada por fundos da União Europeia.
A 18ª edição da Festa da Vinha e do Vinho, que vai ser inaugurada pelo novo ministro da Agricultura, António Serrano, decorre até dia 15 com a participação de cerca de uma centena de expositores, com destaque para os produtores de vinho do Alentejo.
A festa inclui um conjunto de eventos temáticos dedicados aos vinhos e enoturismo, gastronomia, produtos regionais, artesanato, equipamentos e serviços vitivinícolas.
O certame, que serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho, pretende ainda promover os produtos regionais, dando especial realce à produção vinícola regional e aos queijos, enchidos, pão, azeite, mel, frutos secos e doçaria regional.
Com palco numa das mais importantes regiões vitivinícolas do Alentejo, o certame está a cargo do município local, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Turismo do Alentejo.
O programa inclui o circuito das tascas e a Gala da Rainha das Vindimas de Borba no dia inaugural e, ao longo dos nove dias, engloba provas de vinhos, animação musical, actividades desportivas e culturais.
No domingo, às 14:00, decorre o cortejo alegórico da vinha e do vinho, e os espectáculos musicais contam com a participação, entre outros, de Vitorino, Delfins e Blind Zero.
TCA.
Lusa/Fim