Vinhos/Beja: Alfaraz Touriga Nacional 2006 Medalha de Ouro em França
Novo vinho monocasta de Henrique Uva/Herdade da Mingorra vence Trophée Citadelles em Bourg sur Gironde, Bordéus
Alfaraz Touriga Nacional 2006 Medalha de Ouro em França
- Prémio na edição anual do concurso internacional Les Citadelles du Vin, um dos mais importantes do Mundo.
O vinho tinto regional alentejano Alfaraz Touriga Nacional 2006, produzido por Henrique Uva/Herdade da Mingorra, acaba de conquistar a Medalha de Ouro no prestigiado concurso internacional “Les Citadelles du Vin”, que decorreu de 13 a 15 de Junho em Bourg sur Gironde, Bordéus, França. O feito é notável, até porque é o ano de estreia de Henrique Uva/Herdade da Mingorra na variedade Touriga Nacional enquanto monocasta. O vinho, que tem um preço aconselhável de venda de 12 euros, foi um dos 8 nacionais a obterem o Trophée Citadelles e um dos 50 internacionais galardoados com tal distinção.
Internacionalização e muitos prémios
Com a palavra crise na ordem do dia, a comercialização dos vinhos tem decorrido bastante bem, com compras ascendentes de há quatro anos para cá, com destaque a nível internacional. Henrique Uva/Herdade da Mingorra (www.mingorra.com), no mercado desde 2004, logo conquistou a preferência do público e da crítica exigentes. A atestá-lo está a sua crescente internacionalização, com os vinhos presentes em mercados como os de Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Suécia, Dinamarca, Polónia, Inglaterra, Hungria, Áustria, Angola, Brasil, Canadá, EUA, Macau, Singapura e Malásia, além de outros em fase de negociação. Prova do sucesso da Mingorra é, também, a longa lista de prémios, cerca de 75, ganhos em concursos nacionais e internacionais de relevo, nos quais só começou a participar desde 2006.
A Herdade da Mingorra
As vinhas de Henrique Uva/Herdade da Mingorra, em Trindade, Beja, primam pela antiguidade – algumas com mais de 30 anos, o que é raro no Alentejo – e dão a conhecer um dos recentes produtores nacionais mais ousados e inovadores, que conjuga 140 hectares de vinha a uma adega que alia, com harmonia, a modernidade às técnicas mais tradicionais, com o trabalho da equipa liderada pelo enólogo Pedro Hipólito. O valor do investimento é de 2,5 milhões de euros.
O resultado? Vinhos de excelência, consistentes, alguns inovadores e com surpreendente relação qualidade-preço. Henrique Uva assina este nosso gosto.