XXII FESTIVAL SETE SÓIS SETE LUAS Custódio Castelo dirige nova orquestra multicultural do Festival Sete Sóis Sete Luas
O Festival Sete Sóis Sete Luas apresenta em agosto a sua última produção original: graças ao precioso apoio da Direção Geral das Artes, uma nova orquestra – a Vibra.Sóis.Orkestra, dirigida por Custódio Castelo – está atualmente a realizar a sua residência artística em Ponte de Sôr, para depois se apresentar em várias localidades da Rede Internacional Sete Sóis Sete Luas. A estreia mundial deste projeto multicultural será em Oeiras, na Fábrica da Pólvora de Barcarena, na sexta-feira 8 de agosto.
As produções originais do Festival Sete Sóis Sete Luas configuram-se como um laboratório permanente: um itinerário onde contar a própria história e aprender a ouvir as histórias dos outros. A partir desta experimentação e deste conhecimento nascem novos temas, fruto da interação entre os músicos e da síntese entre tradições diferentes. A Vibra.Sóis.Orkestra surge como uma viagem cujo destino é desconhecido: sob a direção musical do célebre guitarrista Custódio Castelo, juntam-se neste projeto Carlos Menezes (viola fado – Portugal), Jean-Marie Frederic (guitarra – França), Carles Denia (guitarra, voz – Valencia, Espanha), Doris Otočan (voz, Croácia), Giuseppe Alberti (trompete – Toscana) e Zé Break (percussão – Cabo Verde). Uma viagem infinita e fascinante que do fado português chega aos ritmos das mornas de Cabo Verde: é uma história musical que conta o espírito multiforme do mundo luso-mediterrâneo.
Custódio Castelo, diretor do ensemble
Custódio Castelo, um nome que, ao longo dos anos tornou-se sinónimo de guitarra portuguesa. Com concertos em todo o mundo, Custódio Castelo é certamente um dos músicos que mais contribui para a vitalidade e a exportação do Fado, tendo sido guitarrista, entre outros, da Diva Amália Rodrigues e de Ana Moura. Como diretor da Vibra.Sóis.Orkestra, este grande mestre da música terá o papel de sintetizar as várias almas culturais presentes na orquestra, criando temas originais que sejam representativos de cada tradição.
A Vibra.Sóis.Orkestra estrear-se-á em Oeiras, na Fábrica da Pólvora de Barcarena no dia 8 de agosto, para prosseguir a sua digressão em Ponte de Sôr no dia 9 e em Castelo Branco no dia 10, e atuar em Itália – Oristano (Sardenha) – nos dias 12 e 13 de agosto.
Vibra-Sóis.Orkestra
2 – 7 de agosto: residência artística em Ponte de Sôr
8 de agosto – Oeiras, Fábrica da Pólvora de Barcarena | 22h00 | Entrada: 2,00 euros
9 de agosto – Ponte de Sôr, Anfiteatro da Zona Ribeirinha | 22h00 | Entrada Livre
10 de agosto – Castelo Branco, Monte Índio | 22h00 | Entrada Livre
Itália
12 de agosto – Mogaro, Oristano (Sardenha)
13 de Agosto – Escalaplano, Cagliari (Sardenha)